Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Depoimentos » Depoimento de Luciano da Silva Abreu - Instrutor de LIBRAS da FADERS

Depoimento de Luciano da Silva Abreu - Instrutor de LIBRAS da FADERS

Foto do Luciano da Silva Abreu de braços abertos.

Retratos de Vida  

Luciano da Silva Abreu

É de braços abertos e com um sorriso que mal cabe no rosto que Luciano da Silva Abreu, 37 anos, assimila tudo o que pode ao seu redor. As mãos e a força de vontade são seus grandes aliados nessa empreitada. São esses dois elementos que o permitem interagir com o mundo.

Natural de Viamão, Luciano sempre foi uma criança falante. Quando tinha sete anos, começou a perceber que estava perdendo a audição. Por conta da meningite, ficou surdo. Mas a fatalidade jamais abalou quem sempre demonstrou gosto pelo contato com as pessoas.

A conclusão do segundo grau, da faculdade de Matemática e do pós-graduação em Educação Inclusiva são apenas algumas provas de que Luciano não se abateu e correu atrás de todos os seus sonhos. A dificuldade em entender as palavras e seus significados impulsionou-o a optar pela área das ciências exatas, por ser mais visual.

Quando encerrou o colégio, Luciano fez sua grande descoberta: a Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul. Foi lá que ele aprendeu a língua de sinais. Com 24 anos, ficou craque na gesticulação com as mãos e passou a ter acesso à informação com mais facilidade. E a vontade de transmitir seus conhecimentos fez com que ele direcionasse sua carreira para a educação.

Hoje, o filho de Elita e José e irmão de Letícia trabalha o dia todo na Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no Rio Grande do Sul (Faders). Lá, é instrutor do Centro de Formação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (Cas), unidade de formação continuada de professores, instrutores surdos e profissionais da área de saúde, e ensina tudo o que sabe para alunos das mais variadas cidades do Estado.

É na tentativa de motivar os mais desiludidos que esse otimista, morador do Bairro Itu-Sabará, explica a importância de valorizar a comunicação, contando sua trajetória. Foi também no curso de língua de sinais que o instrutor conheceu seu amor, a noiva Juliane, 28 anos.

Consciente da sua capacidade de tocar a vida com disposição e bom humor, Luciano sabe que ainda tem um longo caminho de realizações e descobertas pela frente.

MARIANA MONDINI
(mariana.mondini@diariogaucho.com.br)
Fonte: Retratos de Vida - Diário Gaúcho



Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.