Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Início do conteúdo

FADERS Acessibilidade e Inclusão capacita 60 jovens que trabalharão em Surdolimpíada

Curso “Atenção à Pessoa com Deficiência: abordagem com cidadania” prepara para o atendimento a atletas de mais de cem países

Publicação:

Instantâneo da aula inaugural da capacitação. São mostradas 16 janelas, divididas em três linhas, as duas de cima com seis janelas e a inferior com quatro. No canto superior à direita, a indicação de que 56 pessoas visualizavam a transmissão no momento.
Presidente da FADERS, Marquinho Lang, deu boas vindas aos alunos

Os mais de 60 jovens que trabalharão durante a 24ª Surdolimpíadas de Verão, que ocorrerá em Caxias do Sul em maio de 2022, assistiram na manhã desta terça-feira (04), a aula inaugural da capacitação Atenção à Pessoa com Deficiência: abordagem com cidadania. Ao longo da formação, os jovens serão preparados para recepcionar e se comunicar com os atletas de mais de cem países que são esperados para a competição na Serra Gaúcha.

O presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, saudou os participantes, e salientou a importância do trabalho que será exercido durante os 15 dias de evento. “Essa abordagem, essa a forma de agir e interagir com as pessoas é que vai dar tranquilidade para eles participarem da Surdolímpiada e, mais do que isso, para vivenciarem esses momentos. Vão ajudar a fazer com que seja um ambiente o mais familiar possível. E vai ser construtivo para vocês, pois estarão interagindo com pessoas de várias outras partes do mundo. Aproveitem muito esse momento porque, podem ter certeza, de que ele será único”, afirmou.

A diretora técnica da FADERS, Ana Flávia Beckel Rigueira, completou. “Vai ser uma experiência muito rica para todos vocês. O formato do curso é a cara da juventude, será todo realizado através da plataforma, e é vocês que vão se organizar para o estudo. Tenho certeza de que vai ser um trabalho maravilhoso, agora na capacitação e depois durante os jogos”.

Os jovens foram selecionados entre aqueles atendidos pelos seis Centros da Juventude da Secretaria de Igualdade, Cidadania e Direitos Humanos, sediados em Porto Alegre, Alvorada e Viamão.  Este curso ocorrerá até o dia 4 de junho e será realizado de forma on-line, com videoaulas e a possibilidade de interação com as professoras pormeio da plataforma. Além desta primeira capacitação, os alunos participarão de outros cursos, como Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Inglês.

 

#PraTodosVerem Instantâneo da aula inaugural da capacitação Abordagem com Cidadania. São mostradas 16 janelas, divididas em três linhas, as duas de cima com seis janelas e a inferior com quatro. No canto superior à direita, a indicação de que 56 pessoas visualizavam a transmissão naquele momento. No rodapé, centralizada, a logomarca da FADERS Acessibilidade e Inclusão.

FADERS