Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Faders produz vídeo acessível sobre segurança à beira-mar

Faders produz vídeo acessível sobre segurança à beira-mar


A coordenadora do projeto Praia Acessível, Cláudia Alfama; o diretor administrativo da Fundação, Romário Cruz; o Capitão Lüdke, comandante da 3ª Cia de Guarda-vidas; e os guarda-vidas de Imbé.   12/01/2018

A equipe de comunicação da Faders – Acessibilidade e Inclusão esteve em Imbé, na manhã desta sexta-feira (12), para gravar a primeira etapa da produção de um vídeo acessível sobre segurança à beira-mar.


Entre outros assuntos, o Capitão Lüdke – comandante da 3ª Cia de Guarda-vidas do Rio Grande do Sul – apresentou dicas para proteger as crianças, o que representa cada cor de bandeira, a prevenção de acidentes e como se portar em caso de emergência.

Numa segunda etapa de produção, está prevista a inserção da interpretação na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pelos técnicos da Faders. Segundo o presidente da Fundação, Roque Bakof, esse é o maior propósito do vídeo. “Após uma pesquisa, descobrimos que quase não existem materiais sobre o assunto para pessoas com deficiência auditiva. Por isso entendemos como importante divulgar estas orientações também entre a comunidade surda, para que esta esteja informada do que representam as bandeiras e as suas cores, bem como nas outras formas de comunicação entre banhistas e guarda-vidas".

Ele também enfatizou a importância de orientar os banhistas de que as pessoas com surdez ou baixa audição não percebem a comunicação de perigo utilizada pelos guarda-vidas, que é o apito, no que é fundamental utilizar o recurso do aceno, e as pessoas precisam saber deste recurso. "O nosso objetivo é estimular que todos aproveitem o melhor do verão, e para isso as orientações de segurança devem chegar também a todos", concluiu.

A previsão de lançamento do vídeo é dia 18 de janeiro.


Fonte: ASCOM/ Faders Acessibilidade e Inclusão

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.