Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Faders inicia plano de ações com Cipave

Faders inicia plano de ações com Cipave

Descrição da imagem: Presidente Roque Bakof e coordenadora de pesquisa da Faders, Andrea Asti Severo, dialogam. Fim da descrição. 31/01/2018

O trabalho do programa de estado Cipave (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar) – pela erradicação das barreiras atitudinais – ganhou a parceria da Faders - Acessibilidade e Inclusão, para agregar pontos de vista e acrescentar a reflexão sobre as barreiras arquitetônicas, ainda existentes nas sociedades.

Em reunião na manhã desta quarta-feira (31), a coordenadora de pesquisa da Faders, Andrea Asti Severo e Roque Bakof, presidente da fundação, acertaram detalhes sobre as ações previstas para acontecer ao longo de 2018.

Segundo Andrea, a Faders vai percorrer diversas escolas e Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) com oficinas de capacitação acerca dos temas acessibilidade e inclusão. “Vamos começar pela coordenadoria de Osório, que demonstrou enorme interesse em manter essa parceira conosco”, afirmou.

Para o presidente, o bullying no ambiente escolar, em especial o psicológico, pode se tornar bastante grave nos casos de pessoas com deficiência. “Nos somamos ao Cipave para levar a lógica da acessibilidade e da inclusão. Nesse sentido, vamos percorrer as escolas, estimulando a compreensão dos alunos que todos somos seres humanos, com nossas características particulares. A violência nas escolas é física, mas também subjetiva. Quando ela ocorre, estigmatiza as pessoas com deficiência naquele ambiente”, refletiu Bakof.

Fonte: ASCOM/ Faders Acessibilidade e Inclusão