Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Obras de arte inclusivas compõem exposição em Porto Alegre

Obras de arte inclusivas compõem exposição em Porto Alegre


13/04/2018
“É um exemplo do mundo que queremos viver”, disse Roque Bakof, presidente da Faders - Acessibilidade e Inclusão, ao visitar a exposição O Relevo, da artista plástica Lenora Rosenfield. Com 12 obras em relevo, a mostra apresenta o trabalho desenvolvido com técnica inédita de afresco sintético sobre “não-tecido” – resultado de pesquisas ao longo dos últimos 19 anos –, que permite o toque.

Duas obras autorais, que retratam continentes, – e mais dez traduções de obras que já integraram a Bienal do Mercosul – proporcionam uma experiência estética única para pessoas cegas ou com baixa visão, visitantes em geral e crianças, que se surpreendem com a inversão de valores da galeria de arte ao escutarem da monitora “podem tocar”. Não só podem, como devem. O ambiente com baixa luminosidade nivela a percepção dos visitantes. Com luvas conectadas a fones de ouvido, pessoas cegas podem saber qual cor estão tocando com as pontas dos dedos. A tecnologia foi desenvolvida exclusivamente para a mostra. Além disso, descrições em braille permeiam a galeria, acompanhando os textos de referência da exposição.

Leonora destaca o aspecto democrático de sua arte. "Desde 2015, quando tive a oportunidade de receber um grupo de pessoas cegas em uma exposição, venho encorajando o público a tocar meus trabalhos. Desta vez, a experiência sensorial vai acontecer para todos, só que às avessas: quem enxerga é que vai sair da zona de conforto. Meu trabalho vem com essa vontade, de minimizar as fronteiras, de unir as diferenças para o crescimento pessoal do público", disse.

Para Bakof, a motivação da artista encontra consonância com o trabalho de ampliação de consciência, promovido pela Faders. “As pessoas são diferentes entre si e cada uma se relaciona com o mundo de forma diversa. Todos têm direito a experienciar o que o mundo proporciona, nas dimensões adequadas para cada um. Essa exposição propicia isso e também uma experiência conjugada entre as pessoas com deficiência visual e as pessoas sem deficiência. Proporciona um sentimento aproximado, o que é benéfico para todos nós como sociedade”, disse o presidente.

O Relevo
Local: Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo - 1º andar
Rua dos Andradas, 1222 - Centro Histórico - Porto Alegre
Visitação: de terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h
Entrada: Franca
Período: até 02/06
Classificação: Livre

Fonte: ASCOM/Faders - Acessibilidade e Inclusão

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.