Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Faders promove intercâmbio sobre mercado de trabalho

Faders promove intercâmbio sobre mercado de trabalho

07/05/2018
Que paradigmas precisam ser rompidos para se alcançar a cultura da diversidade? O que significa enxergar além da lei de cotas? Como tornar efetivas a Acessibilidade e a Inclusão em uma empresa? As respostas a essas e outras perguntas foram apresentadas ao longo da tarde de quinta-feira (3), no workshop “Interfaces da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”, promovido pela Faders - Acessibilidade e Inclusão, em parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Com o auditório da Fiergs lotado, o workshop contou com a participação de inúmeros gestores de Recursos Humanos e de outras pessoas com e sem deficiência, interessadas na inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Numa primeira rodada de trocas de experiências, Fiergs, Sesi, Grupo Herval e Dimed/Panvel apresentaram suas trajetórias e seus resultados na direção da Acessibilidade e da Inclusão. Entre outras ações, Cristiane Lauer, da Herval, mostrou como a empresa envolveu as famílias dos funcionários com deficiência nos processos de ingresso e de permanência deles no ambiente de trabalho.

A segunda rodada contou com as palestras de Ivi Helena Minuzzi, sobre as mudanças de perspectivas na inclusão no mercado de trabalho; e, encerrando o evento, Rafael Giguer, auditor-fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, que falou sobre o tema, na perspectiva da sociedade pautada no trabalho, que, por um lado, dignifica o cidadão e, por outro, ainda apresenta dados austeros em Acessibilidade e Inclusão.

“Acredito que saímos daqui hoje com mais consciência. Que possamos multiplicar o que vimos e ouvimos, levando luz para a sociedade. Trabalho e empreendedorismo são sim caminhos para a inclusão. Saímos daqui motivados, com a certeza de que estamos contribuindo para a construção do mundo que queremos viver”, disse Roque Bakof, presidente da Faders.

O evento, sob direção técnica de Marilú Mourão, contou com a participação de Adilso Corlassoli, coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência do governo do Rio Grande do Sul; Rotechild Prestes, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE); Rogério Grade, presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS); Gabriel Alban, diretor de Acessibilidade e Inclusão da prefeitura de Porto Alegre; Mara Andreata, secretária executiva do COEPEDE; Gilberto Kemer, presidente da ACERGS - Associação de Cegos do Rio Grande do Sul; Mariane Spiekermann, gerente da área de Gestão de Pessoas do Sistema FIERGS; e Vicente Coda, da APAE Porto Alegre.