Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Check-list da acessibilidade entra em fase final

Check-list da acessibilidade entra em fase final


11/05/2018

Em reunião conduzida pelo presidente da Faders - Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, e mediada pela coordenadora de acessibilidade arquitetônica, Ana Flávia Rigueira, os últimos detalhes do check-list da acessibilidade foram analisados em mais um encontro do Comitê Gestor do Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade, na tarde de ontem (10).



Durante os ajustes no check-list – que analisou, entre outros, lojas, sanitários/banheiros, bebedouros, painéis, dormitórios (motéis, hotéis, pousadas e similares) –, Adilso Corlassoli, coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), citou os obstáculos urbanos que existem perto da casa dele. “Tem corrimãos de agências bancárias, por exemplo, que chegam até a calçada, ou seja, para um cego é difícil, já que ele pode estar andando e, dali a pouco, bater.”

Entre outras deliberações, ficou definido que Francisco Telles, representante da OAB no Comitê Gestor, será o relator da subcomissão que vai trabalhar as normativas da aplicação do Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade.

Bakof abriu o encontro com a informação de que os municípios da região Zona Sul do estado devem aderir ao Selo. A boa notícia foi confirmada às vésperas do Fórum Permanente da Faders em Canguçu na terça-feira (8), onde Bakof se reuniu com 14 prefeitos da região.

O presidente comemorou a adesão junto com o Comitê. “Considero que estamos evoluindo muito bem, isso já ficou demonstrado nessa sinergia que está existindo. Antes mesmo de o Selo ser colocado em prática, o fato de reunir os profissionais da engenharia, arquitetura, de universidades, associações, conselhos de direitos, já produz um efeito positivo”, disse.



Fonte: ASCOM/ Faders - Acessibilidade e Inclusão

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.