Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Faders e parceiros definem slogan da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Faders e parceiros definem slogan da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

07/06/2018
Cidades acessíveis: sociedade inclusiva será o mote da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência 2018, que acontece em diferentes lugares do Rio Grande do Sul, entre 21 e 28 de agosto. A decisão foi tomada em reunião de produção entre a Faders - Acessibilidade e Inclusão e diversos parceiros públicos, privados e do terceiro setor, na tarde de quarta-feira (6).

“A semana deve ser entendida como um evento dentro do calendário oficial do estado e que a cada ano vem crescendo, se modificando. Já tivemos programações que apresentavam temas diários e, no ano passado, tivemos a Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão (ExpoTAI) com o objetivo de valorizar a convivência entre associações, pessoas com deficiência e sociedade em geral”, disse Roque Bakof, presidente da Faders, durante a abertura da reunião.

Para 2018, segundo o presidente, o intuito é fortalecer a unidade do movimento gaúcho pela Acessibilidade e Inclusão. Dessa forma, para facilitar a presença do estado nas programações das cidades do interior, as atividades da Faders vão se concentrar na 2ª ExpoTAI, nos dias 23, 24 e 25 de agosto, no Parque Tecnológico Ulbratech Canoas.

A programação da exposição vai se desenvolver a partir de quatro eixos: Interação, que visa reunir associações, conselhos e demais instituições em prol das pessoas com deficiência; Pesquisa, de visibilidade às tecnologias e outras soluções desenvolvidas dentro das universidades gaúchas; Produto, de exposição de materiais voltados às pessoas com deficiência; e Cultura, de valorização de expressões artísticas.

Dentre os objetivos acordados entre os parceiros, estão: Alinhar o cronograma municipal, de Porto Alegre, ao cronograma estadual, de forma a integrar programações e evitar a concorrência; Estabelecer a acessibilidade arquitetônica nos trajetos que levam ao local da ExpoTAI; Desenvolver comunicação integrada, de mobilização da parcela da população que ainda não atentou para Acessibilidade e a Inclusão; Envolver a comunidade escolar a partir da parceria com o programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar da Secretaria Estadual de Educação (Cipave/SEDUC); E convergir todas as programações numa caminhada no domingo (26/8), em Porto Alegre.

Participaram da reunião: o Ministério Público do Rio Grande do Sul; a Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH); a Secretaria Estadual de Educação e o Cipave/SEDUC; a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine); o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COEPEDE); a Diretoria de Acessibilidade e Inclusão da prefeitura de Porto Alegre; a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre; o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (COMDEPA); a Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de Porto Alegre; a Secretaria de Direitos Humanos de São Leopoldo; o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); a ULBRA/Canoas; a Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD/RS); a Associação dos Familiares e Amigos do Down (AFAD - Porto Alegre); a Associação de pais e amigos dos excepcionais (Apae - Porto Alegre); o Centro de Prevenção e Intervenção de Psicoses (CPIP); o Projeto Interabilita, da Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI); o Senac/RS; a Agência Brasileira de Notícias; e a Suporte Comunicação.

O próximo encontro de produção está previsto para acontecer na Ulbratech Canoas, em data a definir.

Fonte: ASCOM/Faders - Acessibilidade e Inlcusão