Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Dia de prevenção e combate à surdez

Dia de prevenção e combate à surdez


09/11/2018
A Campanha Nacional de Saúde Auditiva é realizada no mês de novembro em todo o Brasil e o dia 10 é marcado como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. A ação tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20% da população mundial têm problemas de zumbido. No Brasil, essa porcentagem significa em torno de 30 milhões de pessoas. Além disso, mais de 15 milhões de brasileiros têm outras complicações auditivas.

Mirelle Duarte, fonoaudióloga e coordenadora de atendimento da Faders - Acessibilidade e Inclusão ressalta que a audição é um dos sentidos de maior importância dos seres humanos e que a perda dela pode acarretar situações de dificuldades em tarefas do dia a dia. “Através da audição há a possibilidade da comunicação oral e a responsabilidade de manter os indivíduos alertas sobre o que acontece ao seu redor, prevenindo doenças e acidentes”, ressalta.

A perda auditiva pode provocar atraso na fala em crianças, dificuldades escolares, problemas no trabalho, dificuldades de interação social e afastamento do grupo familiar, segundo a fonoaudióloga e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Adriane Ribeiro.

A professora diz que a prevenção da perda auditiva pode ser feita em todas as fases da vida. “Independente da fase, a conscientização das pessoas deve ser feita por todos os que possuem os conhecimentos necessários, evitando, inclusive, a realização de práticas que podem levar à perda auditiva, tais como o uso de hastes flexíveis de limpeza, que podem levar a perfurações de membrana do tímpano e, por consequência, a perda auditiva.”


Fonte: ASCOM - Faders Acessibilidade e Inclusão

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.