Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » Faders inicia capacitações 2019

Faders inicia capacitações 2019


31/01/2019
Psicólogos e assistentes sociais da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) participaram da primeira capacitação em 2019 da Faders - Acessibilidade e Inclusão, nesta quarta (30). Profissionais de diferentes municípios do estado estiveram na sede da Cia em Porto Alegre para a palestra “Atitudes que fazem a diferença, abordagem com cidadania”.


“Expomos acerca das Políticas Públicas, do conceito legal das deficiências, da abordagem e tiramos dúvidas”, disse Eva Castilhos, coordenadora de capacitações da Faders. Segundo ela, a parceria com a Corsan foi retomada em 2018 com uma ação voltada à inclusão no mercado de trabalho e haverá continuidade. A Faders vai prestar assessoria técnica em programas e projetos da Cia.

Outras ações (PIM e CIPAVES)

Também na quarta-feira, a área técnica da Faders articulou ações com o programa Primeira Infância Melhor (PIM), da Secretaria da Saúde do estado e com as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves), da Secretaria de Educação.

Desde 2009, a Fundação é parceira da Secretaria da Saúde na promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Entre as atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano, estão: oficinas durante os Fóruns Permanentes, capacitações aos profissionais que visitam as famílias, assessoria acerca dos instrumentos de avaliação e cine-debate durante a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

Com as Cipaves, a Faders acertou capacitações para alunos e para professores sobre bullying envolvendo pessoas com deficiência e pessoas com altas habilidades. Esta parceria começou há um ano, percorrendo as escolas indicadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).

De acordo com Eva, estão previstas para acontecer em 2019 a mesma quantidade de capacitações gratuitas em Acessibilidade e Inclusão para o estado, incluindo dois Fóruns Temáticos para cada assunto prioritário da Fundação. No entanto, o formato ainda está em estudo, conforme as exigências da nova gestão estadual.

Fonte: ASCOM/Faders - Acessibilidade e Inclusão

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.