Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » IV Jornada Estadual de Acessibilidade e Inclusão: Compartilhando Saberes - tema Vida e Sexualidade

IV Jornada Estadual de Acessibilidade e Inclusão: Compartilhando Saberes - tema Vida e Sexualidade


Na foto aparecem quatro pessoas, três homens e uma mulher,sendo da
esquerda para a direita: o Vice-presidente do COEPEDE, Vicente Fiorentini,o Secretário Estadual de Justiça, Cidadania
e Direitos Humanos, Catarina Paladini, a Diretora Técnica da FADERS,Ana Flávia Beckel Rigueira e o presidente do COMDEPA, Gabriel Khalil. Todos estão sentados, a frente de uma bancada. A esqueda das autoridades estão as bandeiras do Rio Grande do Sul, do Brasil e de Porto Alegre. O Secretario de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini está fazendo uso da palavra ao microfone. Logo atrás das autoridades está um grande banner com a Logomarca do Governo
do Estado do Rio Grande do Sul, RS NOvas Façanhas.08/10/2019
Na sexta-feira (04/10), a FADERS Acessibilidade e Inclusão trouxe para o debate na sua IV Jornada Estadual de Acessibilidade e Inclusão: Compartilhando Saberes, o tema Vida e Sexualidade.


A fim de responder alguns questionamentos mais frequentes no dia a dia dos atendimentos, pesquisas, atividades de formação e políticas públicas, foram convidados profissionais de diversas áreas e pessoas com deficiência para trazerem seus depoimentos e relacionarem este tema com a psicanálise, saúde, educação e direitos humanos.
A abertura do evento contou com a participação do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, a Diretora Técnica da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Ana Flávia Beckel Rigueira, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (COMDEPA), Nelson Khalil e o Vice-Presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COEPEDE), Vicente Fiorentini.
A conferência, com coordenação de mesa realizada pelo psicólogo do CADEP/FADERS Charlie Trelles Severo, coube ao Psicanalista (APPOA e Centro Lydia Coriat) Gerson Pinho, que trouxe o tema “Constituição psíquica e sexualidade: desdobramentos na vida da pessoa com deficiência”.
 A primeira Mesa, ainda pela manhã, com o tema SEXUALIDADE E SAÚDE, coordenada pelo Presidente da FADERS Marquinho Lang, contou com a participação da Terapeuta Ocupacional, Claudia Mello Bretos e com a Psicológa Tanisse Dufau Panasuk, ambas do Cerepal,  abordando “Quando a sexualidade se apresenta como questão no cotidiano da vida e dos atendimentos em reabilitação”. A psicóloga da FADERS e NUPPEC/UFRGS, Patricia Balestrin, trouxe  “E quando o cinema aborda sexualidade e diversidade funcional...”.
À tarde, a discussão iniciou com a mesa sobre SEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS, em que as abordagens foram “Direitos sexuais e reprodutivos dos homens com deficiência na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem” (PNAISH) (Andréa Fachel Leal – prof. PPG Sociologia UFRGS); “Direitos humanos: o caminho necessário para a emancipação da sexualidade de mulheres com deficiência” (Vitória Bernardes – Psicóloga - Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência) e Cartilha “Mulheres com Deficiência - Direitos Sexuais e Direitos reprodutivos” (Ewelin Canizares – Química Ambiental - Movimento de Mulheres com Deficiência Inclusivas), sob a coordenação  da psicóloga e Coordenadora de Acessibilidade da FADERS, Aline Monteiro Correia.
A última mesa, sob a coordenação da Pedagoga e Chefe da Unidade CADEP/FADERS, Clarissa Alliati Beleza, deu voz à educação com a abordagem SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO, apresentando os depoimentos “Uma proposta de trabalho para dar voz e lugar às questões sobre sexualidade na escola” (Carmen de Fátima dos Santos – Orientadora educacional - Escola Estadual Especial Renascença); “Formação de professores: uma experiência de compartilhamento de saberes a respeito da sexualidade na vida das pessoas com deficiência” (Janice Machado Fleck – Orientadora educacional - EMEEF Profª Lygia Morrone Averbuck  ); e “O que dizer em torno das especificidades de deficiências e sexualidade no cotidiano escolar?” (Denise Schmitz Nunes Hirt - EMEF de Surdos Bilíngue Salomão Watnick; Geana Taísa Machado Krause - EMEEF Profº Elyseu Paglioli).


Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.