Topo da Página
Portal de Acessibilidade do RS
Governo do Estado do RS - SDSTJDH
Início do conteúdo

Você está em: Página Principal » Notícias e Informes » O quesito segurança tem destaque na 3ª reunião do Comitê Gestor do Selo de Acessibilidade

O quesito segurança tem destaque na 3ª reunião do Comitê Gestor do Selo de Acessibilidade


09/03/2018
Em continuidade à última reunião, os critérios para concessão do Selo de Acessibilidade foram tratados no 3º encontro do Comitê Gestor Estadual, que, segundo o presidente da Faders - Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, tem a ideia – num primeiro momento – de lançar os subsídios para depois sistematizá-los. Na tarde desta quinta-feira (08), o checklist dividido nas áreas de acessibilidade física e de conteúdo, que foi apresentado na reunião anterior, foi novamente avaliado e, consequentemente, novas sugestões de critérios para a obtenção do Selo de Acessibilidade foram apontadas.

Os itens a serem analisados dentro dos estabelecimentos (lojas, auditórios, hotéis, entre outros) e que fazem parte do checklist elaborado pelas engenheiras Clarice Vivian e Anelise Schmitz também foram analisados pelos integrantes.

O local que possuir a capacidade de demonstrar a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização – com autonomia e segurança para a pessoa com deficiência –, foi uma das sugestões apresentada pelo representante da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), Rafael Martins dos Santos. Propostas de saídas de emergência, banheiros familiares com entradas independentes, versão de legendas em braile e placas informativas, também entraram em pauta.

Estiveram presentes: a diretora técnica da Faders, Marilú Mourão, junto com sua equipe; o arquiteto do Ministério Público do Rio Grande do Sul, André Huyer; o coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Adilso Corlassoli; o engenheiro Leandro Taborda, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia; as engenheiras Clarice Vivian e Anelise Schmitz; Renata Maraschin, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU); e Neusa Maria Leite e Eduardo Bedin, da Associação dos Familiares e Amigos do Down (AFAD) e da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil (APABB/RS).

A próxima reunião está prevista para o dia 20 de março, às 14h, no auditório da Faders/Sede.



Fonte: ASCOM/ Faders Acessibilidade e Inclusão

Página anterior | - | Voltar para o topo da página





Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERS
Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre/RS - CEP: 90.010-280
Telefone/Fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br
Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira das 8h ás 12h e das 13h30 ás 17h30
Todos os direitos reservados.